Perda de dentes? Cuidado! A perda dentária pode estar relacionada com a sua saúde!

• Posted by Implantare
  • On 26 de julho de 2019

Tem poucos dentes naturais?

Já perdeu todos seus dentes?

Se a sua resposta é sim, então é sinal de que está a envelhecer de forma acelerada. A perda dos dentes leva à perda óssea e, como consequência, os tecidos da face tornam-se mais flácidos. O resultado são as indesejadas rugas. É preciso levar a sério a má saúde oral, pois pode representar um risco maior de declínio geral físico e/ou cognitivo.

Há muitas causas para a perda dos dentes, como por exemplo:

• Idade

Em muitos idosos com mais de 70 anos, existe uma maior probabilidade de perda dos dentes naturais relacionada com problemas de saúde ou de hábitos indesejáveis. Essa situação desperta a necessidade de investigar questões clínicas importantes e de apostar na prevenção de doenças e cuidados geriátricos.

• Desequilíbrio Psicológico

Outros fatores importantes que podem levar à perda de dentes são a depressão e a ansiedade.  As questões são:

1. A depressão pode influenciar uma pessoa a não cuidar de seus dentes e, consequentemente, a perdê-los?
  2. Ou perde os dentes e, como resultado disso, torna-se deprimido?

Não é possível dizer de que forma é que isso acontece. Mas é aí que se percebe a necessidade de investigar o quanto a depressão afecta realmente as pessoas que perderam os dentes.

A depressão é um fator significativo no atendimento em medicina dentária, não importa qual seja o resultado.

• Doenças crónicas

O estado de saúde geral também interfere na saúde oral. A diabetes e outras doenças hormonais que comprometem a cicatrização afectam o metabolismo ósseo e a saúde das gengivas. As doenças que interferem na coordenação motora (um AVC, por exemplo) comprometem a capacidade de lavar os dentes de forma adequada.

• Hábitos de higiene oral e visitas ao dentista

Então, é muito importante alertar para a necessidade da higiene oral, assim como incentivar a escovagem três vezes ao dia e o uso regular de fio dental. As visitas semestrais ao dentista são de extrema importância para detetar problemas ainda em fase inicial e corrigi-los.

• Tabaco

Está mais que comprovado nos artigos científicos que o tabaco tem efeito terrível nos dentes e no periodonto (gengivas e ossos). A perda de dentes provocada pela doença periodontal é uma condição que impacta severamente a dieta, a estética e a qualidade geral de vida. Por esse motivo, já tem mais uma razão tangível para parar de fumar.

• Alimentação

A dieta rica em fibras e em alimentos saudáveis – como as maçãs, por exemplo, que possuem a capacidade de estimular o metabolismo local, além de promoverem a auto limpeza dos dentes –  são ricas em elementos essenciais, como a vitamina C e vitamina D, tão importantes para a saúde das gengivas e ossos.

• Menopausa

Em geral, as mulheres na menopausa tendem a apresentar maior perda dentária do que homens da mesma idade.

• Bruxismo/Apertamento

O hábito de ranger ou apertar os dentes leva a desgastes excessivos que comprometem imenso a estética. Além disso, em muitos casos pode provocar fraturas dentárias e, consequentemente, perda dentária.

• Dentes Apinhados/Tortos ou Mal Posicionados

A falta ou o excesso de espaço entre os dentes, além do enorme prejuízo estético, pode levar à formação de cáries e doença periodontal. Os aparelhos ortodônticos são extremamente indicados nesses casos. Os dentes posicionados corretamente na arcada são de fácil limpeza e menos susceptíveis a doenças.

Portanto, hábitos saudáveis, alimentação adequada, lavar os dentes, usar o fio dental com regularidade, visitas regulares ao médico de família e visitas semestrais ao dentista são os maiores aliados da sua saúde oral.

Perante esta situação, hoje é possível substituir a perda de dentes com os implantes dentários.