Implantes Dentários

Este é um dos tratamentos dentários mais complexos e que requerem formação especializada. Os implantes dentários são estruturas de metal, normalmente de titânio, colocadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Oferecem um suporte estável para os dentes artificiais, pois uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Esta modalidade de prótese, também chamada “protese sobre implante” confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais e proporciona um aspecto mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não deslizam nem mudam de posição na boca, são um grande benefício durante a alimentação e fala.

Os implantes com suas respectivas próteses sobre implantes são capazes de proporcionar uma mudança radical no sorriso das pessoas e devolver não só a capacidade mastigatória, mas também a estética.

Implantes dentários

Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares, posicionados na boca de forma inadequada.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podem ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um stress adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

Os tratamentos dentários ortodônticos tornam a boca mais saudável e proporcionam uma aparência mais agradável. Seus dentes terão a possibilidade de durar a vida toda.

Facetas/Laminados Cerâmicos

Uma faceta é uma peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes. Fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural. São moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural de uma forma efetiva e segura.

As facetas são uma opção menos invasiva que as coroas ou os aparelhos.

Além dos benefícios estéticos, as facetas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos. Os pacientes também escolhem facetas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso, corrigindo questões como descoloração, fraturas ou lascas.

Facetas dentárias

Próteses dentárias

Prótese

Próteses dentais são estruturas artificiais que são instaladas nos maxilares com a finalidade de substituir os dentes, a fim de restabelecer a função mastigatória e a estética. As próteses podem ser de vários tipos, como por exemplo, fixas apoiadas em dentes ou em implantes, ou removíveis (prótese esquelética, ou acrílica), parciais ou totais.

Diversos materiais podem ser utilizados para a confecção das próteses, como por exemplo o acrílico, a resina, o metal e as porcelanas.

Dentisteria

Os tratamentos dentários de Dentisteria são responsáveis pela restauração de dentes com lesão de cárie, fraturas, ou com defeitos de forma, cor ou posicionamento.

Com o advento da nanotecnologia, as resinas ganharam posição de destaque nos dentes anteriores e posteriores. O antigo amálgama de prata (“chumbo”) perdeu completamente espaço para as novas resinas, que não apenas devolvem a estética de uma forma agradável, mas também a função e a saúde ao dente, pois não tem mercúrio na composição. Estudos recentes estão a relacionar a Doença de Alzheimer aos pacientes que possuem restauros metálicos nos dentes.

Dentisteria

Branqueamento dentário

Branqueamento Dentário

Dentes brancos dão à fisionomia um aspecto mais saudável e jovial. Com o passar dos anos, manchas escurecem os dentes, que tiram o brilho do sorriso. Num estudo recente da Universidade de Harvard, no Estados Unidos, comprovou-se que o SORRISO, com 47%, é a primeira coisa que as pessoas reparam ao olharem para outra pessoa, seguido pelos OLHOS com 31%. Bem executado e supervisionado por um Médico Dentista, o branqueamento não danifica tão pouco enfraquece os dentes, nem as estruturas adjacentes. Há diferentes tipos de Branqueamento. A indicação a um determinado tipo de Branqueamento varia basicamente com a idade do paciente e com os fatores que levaram o escurecimento dental.

Tipos de Branqueamento

• Branqueamento Ambulatório. Pode ser realizado pela própria pessoa em casa, através das goteiras, que fazem com que o gel branqueador permaneça em contato com os dentes por algumas horas, a promover o branqueamento.
  • Branqueamento Laser. Método realizado no consultório, feito através de um gel branqueador de alta concentração e ativação por um laser.
  • Branqueamento Interno. Este tipo de branqueamento é utilizado para dentes que sofreram um escurecimento intenso, após um tratamento endodôntico (desvitalização), onde o gel branqueador é colocado dentro do dente, com a aplicação simultânea do laser.

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica do tipo A funciona como uma medicação que “desprograma” a ação exacerbada de um determinado músculo ou grupo de músculos. Por uma disfunção neurológica, o músculo pode sofrer de hiperatividade, levando a desconfortos como dor difusa nos músculos face, Enxaquecas, dores de cabeça, Bruxismo, entre outras doenças.

Patologias (de origem muscular) tratadas com Toxina Botulínica

• Bruxismo
  • Enxaqueca
  • Dores articulares (ATM)
  • Sorriso Gengival

Considera-se simples os tratamentos dentários através da Toxina Botulínica, pois não necessita de cortes, ou cirurgias, com um excelente prognóstico e sem convalescença posterior ao procedimento.

Endodontia

A Endodontia é a área da Medicina Dentária responsável por diagnosticar e tratar as enfermidades da polpa dentária (tecido mais interior do dente) e tecidos anexos.

Um dos tratamentos dentários mais comuns é o tratamento endodôntico, também conhecido como “desvitalização”, uma vez que envolve a remoção da polpa dentária, que é a parte viva do dente, composta por vasos sanguíneos e nervo, localizada na parte mais interna do elemento dentário.

A presença de uma cárie profunda, de uma infeção gengival ou a ocorrência de um trauma pode acabar por danificar permanentemente a polpa dentária. Uma vez danificada, inflamada ou morta (necrose pulpar), a polpa precisa ser removida, do contrário poderá causar dor, edemas e infeção, podendo até, em casos mais graves, afectar órgãos nobres como o coração e pulmão.

Após a remoção da polpa, o Médico Dentista Endodontista realiza uma limpeza detalhada, com a profunda desinfeção da área interna do dente e preenche o espaço, anteriormente ocupado pela polpa, com um material biocompatível, capaz de manter toda a área livre de futuras contaminações.

Periodontologia

Periodontologia é a ciência que visa o diagnóstico e o tratamento dos processos inflamatórios e infeciosos dos tecidos de sustentação dos dentes (gengiva e osso).
As doenças periodontais além de serem fatores de risco prováveis para as doenças sistêmicas, com sua evolução, causam grande prejuízo estético, halitose, mobilidade dentária e finalmente a perda dos dentes, podendo em casos mais graves acometer até o músculo cardíaco.

No tratamento periodontal são realizadas sessões de raspagens, que podem ser manuais e/ou através de aparelhos de ultrassom. Enxertos gengivais, cirurgias para raspagens mais completas e cirurgia plástica gengival, muitas vezes podem ser necessárias a depender do estágio da doença instalada.

Cirurgia dentária

Cirurgia geral

A Cirurgia é a área da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças, traumatismos e deformidades envolvendo ambos os aspetos estéticos e funcionais dos tecidos moles e duros da cabeça, boca, dentes, gengivas, maxilares e pescoço.

Procedimentos cirúrgicos são comuns dentro de um consultório dentário.
Como exemplos dos principais procedimentos realizados temos as exodontia, a frenectomia labial e lingual, a cirurgia de tracionamento ortodôntico de dente incluso, a cirurgia de remoção de siso incluso/impactado e a biópsia na cavidade oral.

Tratamentos Dentários com Laserterapia

O Laser é uma luz amplificada (luz pura) que apresenta características próprias, atuando em inúmeras áreas de modo pontual, desde minimizar o desconforto da anestesia, além da melhora da sua absorção, como para reparação dos tecidos, edemas, promovendo o alívio da dor de diversas etiologias, incluindo hipersensibilidade dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós-operatório, entre outras aplicações.

Laserterapia Dentista Porto

Não adie mais!
Marque já a sua consulta de avaliação sem custo!