fbpx
Facetas dentárias / laminados cerâmicos, o que são?

Facetas dentárias / laminados cerâmicos, o que são?

  • Posted by Implantare
  • On 15 de julho de 2019
Compartilhar

A Medicina Dentária está em constante evolução. Os tratamentos de transformação do sorriso estão entre os principais motivos para ir ao dentista. E a elevada procura por estes procedimentos, como as facetas dentárias, que corrigem a cor e forma dos dentes não aumenta por acaso. Quando estes tratamentos são executados seguindo protocolos de seleção e qualidade, os resultados finais são verdadeiramente incríveis. É possível fazer modificações intensas na harmonia do sorriso e da face, e consequentemente, na autoestima.

Sem dúvida que os laminados cerâmicos, também conhecidos como facetas, são a grande estrela destes tratamentos. O nome da técnica deve-se às lâminas que recobrem a parte externa do dente serem produzidas em cerâmica.

.

O que são Laminados Cerâmicos?

Os laminados cerâmicas são lâminas finas de porcelana que recobrem a parte frontal dos dentes. São muito resistentes, pois são confeccionadas com uma porcelana especial e de espessura ultra-fina (entre 0,2 e 0,5 mm). Os laminados são responsáveis por imensas mudanças no sorriso, não só na cor, mas também no formato dos dentes e no desenho do sorriso.

– Melhora substancial na estética

Sabemos que um sorriso bonito conta muito na aparência. Seja uma entrevista de emprego ou uma simples foto no telemóvel, ter confiança no sorriso é fundamental. Para uma mudança completa no sorriso, ou uma simples correção de pequenos detalhes num único dente manchado por uma restauração antiga, os Laminados Cerâmicos (ou as Facetas Dentárias) podem ser a melhor opção. Os Laminados melhoram a estética dos dentes mal posicionados, corrigem dentes com pequenos espaços ou dentes partidos. Ao mesmo tempo, dão a oportunidade ao paciente de ter um sorriso branco outra vez.

– Preserva a estrutura natural do dente

Outra grande vantagem dos Laminados Cerâmicos é o desgaste mínimo que o profissional provoca nos dentes, graças à fina estrutura do material. Existem casos que não é preciso fazer qualquer preparação, preservando, assim, toda estrutura natural do dente. 

-Restabelece a função e resistência dos dentes

Os Laminados Cerâmicos são uma solução simples que recupera a funcionalidade e a estética dos dentes em pouco tempo. Ao serem recobertos com os Laminados Cerâmicos, os dentes fragilizados por restaurações extensas  ganham mais resistência. Isto acontece porque a cerâmica utilizada é do tipo “prensada”, que tem maior dureza e resistência à fraturas. 

-Durabilidade alargada 

A duração média é de 10 a 15 anos, mas há casos em que esse tempo é bem maior. Embora os Laminados Cerâmicos sejam muito finos, tornam-se muito resistentes quando aderem à superfície do esmalte dentário. Mas tudo vai depender da saúde oral e dos hábitos do próprio paciente. Lavar os dentes regularmente e fazer consultas de rotina no dentista é necessário para garantir a longevidade do trabalho. Hábitos como roer unhas ou usar os dentes para abrir embalagens estão proibidos! Os pacientes com Bruxismo também deve usar Goteiras para proteger os Laminados. 

-São mais resistentes às manchas

Os Laminados Cerâmicos são muito resistentes, inclusive às manchas. Por serem porcelanas, resistem até a substâncias que costumam deixar manchas, como o café, o vinho tinto e o tabaco – ao contrário das facetas de resina, que são porosas e permitem a impressão de pigmentos escuros. Mas lembre-se que por baixo das facetas estão seus dentes naturais e, para mantê-los sempre em bom estado, é essencial lavar muito bem os dentes após as refeições. Desta forma, a estabilidade de cor irá durar por mais tempo.

– Não precisa de anestesia

Todo o processo é indolor, e não necessita anestesias ou cirurgias. 

Outras vantagens dos Laminados Cerâmicos:

  • São resistentes ao ataque por fluidos orais e álcool.
  • São muito biocompatíveis.
  • Mantêm a cor e o brilho.
  • São homogéneos, não retêm a placa ou manchas.
  • Sua união ao esmalte é muito forte.
  • Quando bem confecionadas, promovem a saúde periodontal.

 

Como se dá o processo de confecção dos Laminados Cerâmicos?

Primeiramente o paciente deverá sofrer exame clínico e radiográfico detalhado dos dentes. Fotos da face e dos dentes também são necessários para estudar o “desenho ideal” (Digital Smile Design) do sorriso. Após a planificação digital, faremos os desgastes (se necessário) nos dentes a serem tratados. Estes desgastes são praticamente imperceptíveis, que não necessitam de dentes provisórios na sua grande maioria. De seguida, fazemos os moldes que darão origem aos modelos, onde por sua vez serão construídos os laminados cerâmicos através de uma técnica especial de manipulação da porcelana. Após alguns dias, os laminados já estarão prontos para serem colados no esmalte dentário. 

.

Interessado em fazer facetas dentárias?

 

Comentários

Compartilhar